segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Pandemia aumenta a participação de idosos no ecommerce

Não é novidade que os idosos, aos poucos, vão se familiarizando com as novas tecnologias. Inúmeros aparelhos e novos serviços se incorporaram ao dia a dia dos mais experientes. As TVs que eles têm em casa nem se comparam com aquelas que conheceram no passado. Quem viu surgir o som 3 em 1, micro-ondas, computador e DVD, agora lida com banda larga, eletrodomésticos inteligentes, máquina de café e o onipresente smartphone.


Com as necessidades advindas pela pandemia, o público mais maduro, antes invisível pelo ecommerce, hoje aumenta a presença e o consumo em ambientes virtuais, fazendo com que as lojas criem estratégias para satisfazer este grupo, que a propósito, tem renda 9% superior à média da população, segundo a Kantar IBOPE Media.



Cada vez mais presente na internet, a crise sanitária acelerou a inclusão de idosos no ecommerce. Dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que o grupo etário acima de 61 anos representou 6% do faturamento total do ecommerce em 2020, que foi de R$ 7,7 bilhões. Em 2019, o faturamento total dessa faixa etária foi de R$ 4,6 bilhões.

Muitas dessas pessoas que antes desconheciam ou ofereciam resistência, mudou a maneira de enxergar o ecommerce devido às restrições impostas pelas autoridades. A necessidade os levou a experimentar. Provaram, aprovaram e tudo indica que essa migração das lojas físicas para o varejo online continue no pós-pandemia. Trocaram o medo de colocar o número do cartão por um mundo de benefícios. O sócio-diretor do Shopping de Preços, Ananias Favero, aconselha os vendedores a ampliar seus canais de venda para aumentar a visibilidade e consequentemente, as vendas. “Hoje é possível vender praticamente tudo pelos marketplaces, as pessoas compram desde alimentos até autopeças. O importante é ter presença e estratégia.”


Por Cristina G Souza
Marketing Shopping de Preços


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

3 dicas pra emplacar mais vendas no segmento esportivo

 

O esporte é destaque em todo o mundo há décadas, atraindo audiência, investimentos, patrocínio e

fazendo muito sucesso. A conscientização da importância da atividade física e boa nutrição para a

saúde e a divulgação maciça do universo esportivo, fez com que o público espectador e praticante

aumentasse cada vez mais. Desde a Copa do Mundo de 2010, sediada no Brasil, as vendas de

produtos esportivos ganhou um lugar de destaque no comércio.

Especialmente na internet, em razão dos preços mais baixos, produtos diferenciados e artigos para

colecionadores, pois existe a facilidade de poder comprar itens que não são encontrados nas lojas

físicas comuns, como por exemplo, camisetas de times de outros estados e países.

Quando se fala em esporte, todo mundo pensa logo em futebol, mas a grande variedade de

modalidades esportivas se origina justamente da enorme diversidade cultural entre os povos e muitos

ganham visibilidade de forma sazonal, como campeonatos e olimpíadas.


O segmento é bastante promissor. A pandemia fez com que as academias ficassem fechadas e

treinos coletivos foram suspensos, obrigando as pessoas a se exercitarem em casa. Isso provocou

um aumento de 64% nas vendas de artigos esportivos pela internet. Entre os mais procurados estão:

faixa elástica, tapete de yoga, pesos, tênis para caminhada, roupas, suplementos e vitamínicos.


Dicas

  • Kits promocionais: ótima opção para venda de produtos esportivos são os kits que combinam produtos relacionados. As combinações só dependem da criatividade. Kits de times, de modalidades, de treino em casa etc.

  • Brindes: quem não abre um sorriso quando ganha um mimo junto com sua encomenda? Os brindes elevam as vendas e criam no cliente a sensação de estar sendo presenteado. Vale um chaveiro, uma caneca, uma caneta. Você estabelece o brinde de acordo com o perfil da compra, atentando-se para a relação deste com o pedido do cliente.

  • Cupom de desconto: Se tem algo que o e-consumidor ama, é desconto. Você pode disponibilizar o cupom para aniversariantes do mês, para a primeira compra, para torcedores do time vencedor do campeonato e por aí vai. São muitas opções para bater um bolão e aumentar o placar de vendas.


Sucesso!


Por Cristina G Souza

Marketing Shopping de Preços


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Dia Internacional da Internet Segura


Hoje é celebrado o Dia Internacional da Internet Segura, uma iniciativa global criada pela Rede Insafe na Europa, que procura promover atividades de conscientização do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Recentemente, foram vazados dados de 223 milhões de brasileiros, o maior já identificado no país, servindo de alerta para todos nós.

A Polícia Federal investiga o vazamento desses dados, tais como nomes, CPFs, CNPJs, registros de veículos, endereço, email, renda e score de crédito de contribuintes. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao disponibilizar dados pessoais em qualquer tipo de website.


5 dicas para se proteger na web


Fuja de redes wi-fi públicas 

A conexão gratuita está em diversos locais, principalmente com a inclusão digital.

Evite usar o sinal de shoppings, aeroportos e outros espaços públicos, pois com um simples cadastro os cibercriminosos conseguem se hospedar nestas redes e coletar senhas e dados bancários. Até redes legítimas hospedadas por estabelecimentos confiáveis podem estar vulneráveis à espionagem digital. A dica é: use uma VPN para obter segurança adicional, mesmo em ambiente doméstico.


Cuidado ao clicar

Phishing é uma forma de ataque na qual os cibercriminosos se fazem passar por pessoas ou empresas, utilizando email, telefone ou SMS, levando os usuários a abrir anexos ou clicar em links prejudiciais. Atualmente, os criminosos usam até inteligência artificial para criar armadilhas personalizadas e atraentes. Daí a importância de checar o email do remetente, se o assunto e a mensagem estão escritos corretamente, e só abrir anexos ou links de pessoas conhecidas.


Cuidado com o uso de redes sociais

Criminosos podem estar de olho em cada postagem ou foto no Instagram, Facebook e outras redes sociais e, com essas informações, entrarem em contato com a vítima apresentando detalhes específicos da vida pessoal, trabalho e interesses. Por isso, tome cuidado com o conteúdo postado e exposição excessiva e evite compartilhar localização quando estiver longe de casa. Revise suas configurações de privacidade, tome cuidado ao clicar em links, arquivos e jogos dentro das redes sociais.


Use o gerenciador de senhas

Dispositivos precisam estar com PIN e senhas seguras. Você pode ir além e usar um gerenciador para que suas senhas sejam únicas e praticamente impossíveis de descobrir. Muitas vezes, o gerenciador surge nos computadores domésticos sugerindo senhas de alta complexidade, mas são rejeitados pelo usuário. Alguns também podem ser baseados em nuvem, trazendo ainda mais vantagens, como a possibilidade de serem acessados de diferentes dispositivos, sincronizando seus dados automaticamente. Ao utilizá-los você pode proteger dados valiosos.


Feche a porta para os ataques

Ciberatacantes podem se esconder em algumas tecnologias, máquinas e sistemas por longos períodos, atrás de antivírus e outros controles de detecção, principalmente em computadores domésticos. Com isso, podem comprometer os usuários, enviando e-mails com links ou anexos, redirecionando para páginas maliciosas e prejudiciais. Feche a porta para os ataques executando softwares antivírus, atualizando os sistemas operacionais e esteja sempre de olhos bem abertos.


Por Cristina G Souza
Marketing Shopping de Preços

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

5 dicas para turbinar suas vendas no Mercado Livre

Sem dúvida alguma, o Mercado Livre é uma das maiores vitrines virtuais do mundo. Considerado pioneiro no segmento de marketplaces, é também o maior da América Latina.  

O infográfico ao lado apresenta números robustos. Com tantos superlativos, parece que é muito simples colocar seus produtos à venda e começar a lucrar. Mesmo com tanta vantagem, o Mercado Livre requer atenção do vendedor para que o produto tenha visibilidade, seja notado pelo seu público e melhore sua reputação junto à comunidade de compradores.


Para isso, reunimos 5 dicas simples mas fundamentais para que você tenha o melhor desempenho nesse gigante de vendas.


Foto do produto


Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine quando se trata de ecommerce, quando o comprador não tem acesso ao produto real para saber de que material é feito, não pode testar ou provar.

É por este motivo que a foto do seu produto no anúncio, deve ser a mais próxima da realidade, destacando todos os detalhes do item.

- Qualidade da imagem: é de extrema importância que a imagem esteja em alta resolução. Quem pretende comprar o seu produto vai dar um zoom para ver os detalhes.

- Fundo neutro: o fundo da foto precisa ser o mais neutro possível para que o produto seja o destaque da imagem. Evite fundos coloridos, estampados ou outros objetos na foto. O fundo ideal é o branco.

- Iluminação: a luz é fundamental para tirar boas fotos. A luz natural do dia é ótima, mas cuidado com sol e sombras.


Título do anúncio


A imagem fala, mas as palavras são necessárias para a pesquisa dentro do marketplace, pois a filtragem é realizada pela categoria do produto e pelo título que você criou. Daí a importância de utilizar palavras-chave que, de forma bem resumida, representem o produto que você está vendendo e facilitem encontrá-lo na busca.

Para criar o título, repare como a concorrência anuncia produtos semelhantes ao seu, e use como referência mas sem copiar.

Considere utilizar SEO para marketplace, ele pode te ajudar a melhorar o ranqueamento e relevância de seus anúncios.


Descrição


No item “descrição”, quanto mais palavras puderem detalhar o produto visualizado, melhor. A descrição não precisa ser resumida, pelo contrário, todos os detalhes pertinentes sobre o produto como opções de cor, medidas e variações de tamanho, material, voltagem, potência e demais características físicas.

Com todas as informações na descrição, o comprador se sente seguro para decidir mais rápido e realizar a compra. É imprescindível revisar os textos. Erros gramaticais e ortográficos pegam mal!


Preço


Procure ficar atento aos preços dos concorrentes, para garantir que o seu não esteja fora da média. Se você não tem condições de competir através da redução de preço ou frete – ou ainda, oferecer frete grátis, que é uma das vantagens que mais pesa na compra – considere vender kits. Você consegue oferecer um desconto vendendo uma quantidade maior de produtos de uma única vez.

Outra estratégia é usar a urgência que o comprador tem em receber o produto, e garantir a entrega em um curto prazo.


Anúncios pagos


Uma maneira eficiente de garantir a visibilidade e segmentação dos seus produtos é impulsionando suas vendas com os anúncios pagos do Mercado Livre. Com o Mercado Ads, você anuncia seus produtos no marketplace e impulsiona a divulgação deles investindo em mídia externa paga.

O Mercado Livre conhece muito bem os seus clientes, fazendo isso através do comportamento de pesquisa, estilo de vida baseada nas buscas feitas por cada comprador, incluindo produtos preferidos, idade, sexo, localização etc.

Ou seja, ele já faz todo o trabalho de segmentação para os seus anúncios pagos. Você só precisa escolher os produtos certos para anunciar, aqueles que possuem um histórico de vendas muito bom e que tenham bastante estoque.




Por Cristina G Souza
Marketing Shopping de Preços

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Mercado Livre apresenta relatório dos produtos mais vendidos em 2020

O ecommerce ganhou força e relevância em 2020, crescendo e acelerando toda uma cadeia de consumo — além de impulsionar negócios e modificar hábitos de compra. Na América Latina, o Mercado Livre registrou mais de 17 milhões de novos compradores.

Para entender seus consumidores, o Mercado Livre realizou um levantamento que aponta a evolução do comportamento de compra dos usuários. O estudo revela também quais foram os produtos mais comprados em cada mês de 2020 no Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.



A pandemia e a mudança nos hábitos de consumo


Algumas categorias que não estavam entre as mais procuradas no comércio eletrônico, tornaram-se essenciais para os consumidores que realizaram compras no período de quarentena. Produtos relacionados à saúde e prevenção do coronavírus foram algumas das maiores prioridades dos compradores e lideraram o ranking dos produtos mais vendidos. Em março, as compras de máscaras e álcool gel dispararam em todos os países analisados.

 

Entretenimento, tecnologia e esportes: os vencedores de 2020


Nos primeiros meses de isolamento social, a categoria “Lazer e Fitness” registrou um crescimento de 61%, quando analisamos os hábitos de consumo em todos os países do estudo. “Em maio, por exemplo, foi notado o início de uma tendência de compra de produtos para treinar em casa”, comenta o Líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes. “Alguns dos itens que mais chamaram atenção dos consumidores neste período foram: tapetes de yoga, esteiras, pesos, elásticos e halteres. Entendemos que, mesmo em casa, a necessidade pela realização de atividades físicas estava presente na vida de muitos compradores”, completa o executivo.

Outros fatores de destaque são os produtos tecnológicos e de entretenimento. Em toda a América Latina, essas categorias figuravam entre as mais vendidas. No caso do México, por exemplo, o jogo de cartas “UNO” foi o campeão de vendas durante o mês de abril, enquanto o Google Chromecast e os celulares se destacaram no Brasil e na Colômbia. Já na Argentina, “Jogos de Tabuleiro e Cartas” foi uma das subcategorias com maior crescimento nas vendas.

 

Como foi o consumo dos brasileiros em 2020?

Assim como na América Latina, o e-commerce brasileiro segue evoluindo e apresentando grande crescimento. Somente entre janeiro e setembro, o Mercado Livre contabilizou um total de 8,4 milhões de novos usuários brasileiros. Potencializando e impulsionando o comércio digital.

 

Os produtos mais adquiridos no Mercado Livre pelos brasileiros em 2020:

Janeiro – Celular

Fevereiro – Impressora

Março – Máscara facial e álcool gel

Abril – Google Chromecast

Maio – Celular

Junho – Notebook gamer

Julho – Limpador de para-brisa

Agosto – SmartTV

Setembro – Celular

Outubro – Ar condicionado

Novembro – Geladeira

Dezembro – Notebook

 

A partir do mês de março, quando o período de isolamento foi iniciado, foi possível notar uma mudança no comportamento de compra. “Álcool gel e máscaras faciais tornam-se os produtos mais desejados. Reflexo do momento vivenciado”, aponta o Líder do Mercado Livre no Brasil.

Assim como em toda a América Latina, os produtos tecnológicos apresentaram forte presença nas vendas brasileiras. “Em diversos meses, notamos que o item mais adquirido no Brasil foi um eletrônico, muitas vezes considerado um entretenimento. Dado que mostra como grande parte dos consumidores consideraram o seu lazer importante neste período de isolamento social”, complementa Yunes.



segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O rumo dos negócios digitais com as lições de 2020


O ano de 2020 foi um divisor de águas na vida de todo mundo, literalmente. Dificilmente seremos os mesmos depois disso tudo que ainda está acontecendo. O confinamento mudou a forma de comprar, de vender, de trabalhar, de se relacionar, de se alimentar, de se divertir. Mudou tudo.


O surgimento da pandemia foi o catalisador de mudanças e transformações que já se delineavam, como o trabalho à distância, que se mostrou eficiente, reduziu custos e melhorou a produtividade. O comércio físico sofreu limitações que ampliaram as oportunidades de vendas online. Isso gerou 40% a mais de e-consumidores, aumento de 61% no faturamento do varejo online, crescimento do uso de aplicativos, especialmente os de entrega que respondem por 72% do total, de acordo com o último relatório do Webshoppers.


Ananias Favero, sócio-diretor da Fábrica de Códigos, conta que os últimos meses ensinaram a verdadeira importância de um aperto de mão, de um abraço de boas vindas e até mesmo daquele tapinha nas costas ao final de um bom trabalho. “Devemos valorizar os relacionamentos e a atenção com nossos parceiros, pois acreditamos que é assim que sempre vamos fazer novos negócios”, conclui Ananias.

O planejamento da empresa foi revisto na velocidade de cada reclassificação. Foi um ano cheio de sobressaltos, vencido com foco, dedicação e espírito de equipe. O diretor de desenvolvimento Márcio Tenreiro, também sócio da empresa, aponta direções e tendências dos negócios digitais para 2021. “Do momento inicial de incerteza, até hoje, entendemos que o ecommerce saiu de um canal alternativo para um canal prioritário, pois as restrições de circulação da população tornaram o comércio eletrônico a única alternativa de vendas para as empresas. A cada semana estamos lançando integrações com novos canais de marketplaces e plataformas de ecommerce, atendendo à necessidade dos parceiros que buscam cada vez mais novas vitrines para expor seus produtos.

O time da Fábrica de Códigos teve que se expandir rapidamente, em função do crescimento de 50% dos negócios da empresa nesse ano que obrigou todo mundo a se mexer, mesmo sem sair de casa.

Por Cristina G Souza
Marketing Shopping de Preços